O torque de aperto é a força com a qual a conexão de parafuso é apertada com uma ferramenta durante a montagem. Esse torque é transferido para o parafuso ou porca métrica correspondente usando uma chave ajustável adequada. Os valores correspondentes para os vários tamanhos de parafuso e classes de resistência podem ser encontrados na tabela de torque de aperto/tabela de torque abaixo.
DICA! Deve ser sempre utilizada uma chave dinamométrica para apertar uma união roscada com o binário correto.
5.6 Parafusos de alumínio da classe de resistência
6.8 Parafusos da classe de resistência V2A
8.8 Parafusos de titânio da classe de resistência
Na tabela seguinte para binários de aperto, encontrará todos os valores de binário necessários em Newton metros (Nm) para tamanhos de roscas de parafusos comuns e classes de resistência. Tenha em atenção que o binário necessário pode variar devido a diferenças nas classes de resistência e tamanhos de rosca dos parafusos.
Pode encontrar informações mais detalhadas sobre a classe de resistência dos parafusos aqui.
tabela de torque de parafusos Torque em (Nm) |
||||||
Tamanho da rosca
|
||||||
Classe de resistência |
4.6 | 5.6 | 6.8 | 8.8 | 10.9 | 12.9 |
M2 | 0,13 | 0,16 | 0,26 | 0,35 | 0,49 | 0,59 |
M2,5 | 0,27 | 0,34 | 0,54 | 0,72 | 1,01 | 1,21 |
M3 | 0,48 | 0,60 | 0,96 | 1,28 | 1,80 | 2,16 |
M4 | 1,12 | 1,39 | 2,23 | 2,97 | 4,18 | 5,02 |
M5 |
2,26 |
2,83 | 4,52 | 6,03 | 8,48 | 10,18 |
M6 | 3,84 | 4,80 | 7,69 | 10,25 | 14,41 | 17,29 |
M7 | 5,13 | 6,42 | 10,27 | 13,70 | 19,25 | 23,10 |
M8 | 9,35 | 11,69 | 18,70 | 24,93 | 35,06 | 42,07 |
M10 | 18 | 23 | 37 | 49 | 70 | 83 |
M12 | 32 | 40 | 65 | 86 | 121 | 146 |
M14 | 52 | 65 | 104 | 138 | 194 | 233 |
M16 | 81 | 101 | 161 | 215 | 302 | 363 |
M18 | 112 | 139 | 222 | 296 | 417 | 500 |
M20 | 157 | 197 | 315 | 420 | 590 | 709 |
M22 | 215 | 269 | 430 | 574 | 807 | 968 |
M24 | 272 | 340 | 544 | 726 | 1020 | 1224 |
M27 | 400 | 500 | 800 | 1067 | 1500 | 1800 |
M30 | 542 | 677 | 1083 | 1445 | 2032 | 2438 |
M33 | 739 | 923 | 1477 | 1969 | 2770 | 3323 |
M36 | 948 | 1185 | 1896 | 2528 | 3555 | 4266 |
M39 | 1229 | 1536 | 2457 | 3276 | 4607 | 5529 |
M42 | 1519 | 1899 | 3038 | 4050 | 5696 | 6835 |
M45 | 1898 | 2373 | 3796 | 5062 | 7118 | 8541 |
M48 | 2282 | 2853 | 4565 | 6086 | 8559 | 10271 |
M52 | 2954 | 3692 | 5907 | 7876 | 11076 | 13292 |
M56 | 3672 | 4591 | 7345 | 9793 | 13772 | 16526 |
M60 | 4582 | 5728 | 9164 | 12219 | 17183 | 20619 |
M64 | 5536 | 6920 | 11071 | 14762 | 20759 | 24911 |
M68 | 6720 | 8400 | 13440 | 17919 | 25199 | 30239 |
*Todas as informações sem garantia
O que é o binário?
O binário é uma grandeza física que descreve a intensidade da força de rotação exercida sobre um corpo.
Unidade de binário
A unidade do binário M é obtida multiplicando a unidade Newton da força F pela unidade metro do braço de alavanca r.
[M] = 1 Nm
A unidade é, portanto, denominada Newton metro.
Binário de aperto para parafusos Fórmula (cálculo do binário)
O binário M é calculado multiplicando a força F, que actua verticalmente sobre um braço de alavanca, pelo comprimento r do braço de alavanca.
[M] = F ⋅ r
Exemplo: 1 Nm (Newton metro)
O binário de aperto é medido em Newton metros (Nm). 1 Nm corresponde a puxar uma alavanca de 1 metro de comprimento com uma força de 1 Newton = 100 gramas.
Os parafusos são rotulados com diferentes classes de resistência para que seja muito fácil determinar a resistência à tração (Rm) e a resistência ao escoamento (Re).
Exemplo: Classe de resistência 5.6
1. Determinação de Rm:
Multiplicar o primeiro número por 100 para obter a resistência à tração (Rm).
=> Rm = 5 x 100 = 500 N/mm²
2. determinação de Re:
Multiplicar o primeiro número pelo segundo número e multiplicar o resultado
multiplicado por 10 obtém-se o limite de elasticidade (Re).
=> Re = ( 5 x 6 ) x 10 = 300 N/mm²
Classe de resistência dos parafusos | ||||||
4.6 | 5.6 | 6.8 | 8.8 | 10.9 | 12.9 | |
Resistência à tração (Rm) | 400 | 500 | 600 | 800 | 1000 | 1200 |
Limite de inserção (Re) | 240 | 300 | 480 | 640 | 900 | 1080 |
*Todas as informações sem garantia
Numa ligação aparafusada, duas ou mais peças são unidas. A força de pré-carga é a força que um parafuso ou uma ligação aparafusada exerce sobre os componentes. Se a força de pré-carga for suficientemente elevada e a ligação roscada for corretamente selecionada, as peças roscadas comportam-se como uma peça única e estão, portanto, firmemente ligadas.
Tabela de forças de pré-carga para roscas standard Força de pré-carga em (N) |
||||||
Tamanho da rosca
|
||||||
Classe de resistência
|
4.6 | 5.6 | 6.8 | 8.8 | 10.9 | 12.9 |
M2 | 338 | 422 | 675 | 901 | 1267 | 1520 |
M2,5 | 563 | 703 | 1125 | 1500 | 2110 | 2532 |
M3 | 845 | 1056 | 1689 | 2253 | 3168 | 3801 |
M4 | 1463 | 1829 | 2927 | 3902 | 5487 | 6585 |
M5 | 2395 | 2994 | 4790 | 6387 | 8982 | 10778 |
M6 | 3379 | 4224 | 6758 | 9011 | 12671 | 15205 |
M8 | 6202 | 7753 | 12404 | 16539 | 23258 | 27909 |
M10 | 9876 | 12345 | 19752 | 26336 | 37034 | 44441 |
M12 | 14400 | 18000 | 28801 | 38401 | 54001 | 64801 |
M14 | 19775 | 24719 | 39551 | 52734 | 74158 | 88989 |
M16 | 27221 | 34027 | 54443 | 72591 | 102080 | 122497 |
M18 | 33078 | 41347 | 66155 | 88207 | 124041 | 148850 |
M20 | 42534 | 53167 | 85067 | 113423 | 159501 | 191401 |
M22 | 53175 | 66469 | 106350 | 141800 | 199406 | 239288 |
M24 | 61248 | 76560 | 122497 | 163329 | 229681 | 275617 |
M27 | 80670 | 100837 | 161339 | 215119 | 302512 | 363014 |
M30 | 98027 | 122533 | 196054 | 261405 | 367600 | 441120 |
M33 | 122241 | 152801 | 244482 | 325976 | 458404 | 550084 |
M36 | 143413 | 179266 | 286826 | 382434 | 537798 | 645358 |
M39 | 172420 | 215525 | 344839 | 459786 | 646574 | 775888 |
M42 | 197407 | 246758 | 394813 | 526417 | 740275 | 888329 |
M45 | 231206 | 289007 | 462412 | 616549 | 867022 | 1040426 |
M48 | 280008 | 325010 | 520015 | 693354 | 975029 | 1170035 |
M52 | 312056 | 390070 | 624112 | 832149 | 1170209 | 1404251 |
M56 | 359643 | 449804 | 719689 | 959581 | 1349411 | 1619293 |
M60 | 420651 | 525813 | 841301 | 1121735 | 1577440 | 1892928 |
M64 | 475860 | 594825 | 951720 | 1268960 | 1784476 | 2141371 |
M68 | 545427 | 681784 | 1090855 | 1454473 | 2045353 | 2454423 |
*Todas as informações sem garantia
Quando é que um parafuso parte?
Um parafuso pode partir-se quando o ponto de cedência permitido é ultrapassado e começa a deformar-se. Isto pode levar a que o parafuso se parta.
O que pode acontecer se o binário for demasiado elevado?
Um binário excessivo pode danificar as roscas e os componentes, o que pode levar a avarias e riscos de segurança. A aplicação correcta do binário é, portanto, crucial.
Com que binário apertar as porcas das rodas?
O binário recomendado para os parafusos das rodas de um veículo pode ser encontrado no manual do veículo e situa-se normalmente entre 80 e 160 Newton metros.
Quanto nm é que é apertado à mão?
O aperto manual corresponde normalmente a um binário de aproximadamente 30 Newton metros (Nm) quando apertado manualmente com uma chave de fendas normal ou uma ferramenta semelhante.
Onde posso encontrar os binários de aperto?
Os binários de aperto dos parafusos e componentes estão normalmente disponíveis na documentação do fabricante ou nos manuais do veículo. Se não os encontrar, pode procurar o binário correspondente para o parafuso numa tabela de binários.
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