Se você deseja perfurar plástico, é importante saber a dureza do plástico. Para obter bons resultados de perfuração, a seguinte regra básica deve ser observada.
Plástico macio = baixa velocidade de perfuração e pouca pressão durante a perfuração
Plástico rígido = maior velocidade de perfuração e mais pressão durante a perfuração
Dica! Se a velocidade da perfuração for muito alta e a pressão for muito alta, o plástico pode ficar quente e derreter durante a perfuração. Para evitar isso, deve-se usar água com um pouco de detergente para resfriamento. Algumas gotas no local de perfuração e na broca são suficientes.
As brocas HSS comuns para metal são mais adequadas para todos os plásticos. Têm um desempenho de corte muito elevado e uma ponta afiada. Ao perfurar plásticos, você deve sempre usar uma broca relativamente nova e afiada. Se você usar uma broca velha ou cega, a peça de trabalho ficará muito quente durante o processo de perfuração e o resultado da perfuração geralmente não será satisfatório. O melhor resultado é alcançado com uma nova broca para metal HSS, que você pode comprar mais barato aqui.
Se você quiser fazer um furo maior, por exemplo em um barril de chuva, use a chamada broca escalonada, mostrada à esquerda na imagem. Com esta broca você pode obter um furo grande e limpo mesmo
em plásticos finos, por exemplo, para fixar uma torneira ou conexão. Você pode comprar uma furadeira escalonada boa e barata aqui.
Dica! Para evitar que a broca escorregue, é aconselhável marcar o local da perfuração com um punção central ou prego.