Como o nome sugere, uma broca para madeira é mais adequada para furar madeira. Não importa se é madeira dura, compensado, aglomerado ou outros materiais de madeira.
Recursos da broca para madeira:
Dica: ponta centralizadora
Aresta de corte: duas arestas de corte afiadas
A particularidade da broca para madeira é que as arestas de corte na borda externa da broca para madeira são as primeiras a tocar ou cortar a madeira durante o processo de perfuração. Isso significa que a borda do furo é cortada primeiro e evita que as fibras da madeira saiam demais. Isso resulta em um furo limpo.
Quem se pergunta: “pré-perfurar ou não pré-perfurar?” pode ter certeza de que pré-perfurar é sempre melhor. Ao pré-perfurar você evita que a madeira na qual você aparafusa o parafuso não rache ou mesmo se rache completamente.
O diâmetro do núcleo do parafuso é crucial para a pré-perfuração de um parafuso para madeira. Isso é determinado com um paquímetro conforme mostrado na imagem à esquerda. Para determinar corretamente o diâmetro do núcleo, neste caso você mede entre a aresta de corte do parafuso.
Você quer fazer um furo na madeira e não tem a broca certa para madeira. Não tem problema, se você quiser apenas fazer um furo na madeira de vez em quando, também pode fazer isso com uma furadeira para metal. Uma broca para metal também possui duas arestas de corte afiadas, tornando-a semelhante a uma broca para madeira. Para obter um bom resultado de perfuração, preste atenção ao seguinte. Deve-se colocar outro pedaço de madeira sob a peça a ser trabalhada para que a broca possa penetrá-la. Isso evita que o furo se desfie. Você também deve aplicar menos pressão ao perfurar com a broca de metal e continuar puxando a broca para fora do furo para que os cavacos possam cair do furo. Se você mantiver isso em mente, o resultado será um bom buraco.
Para parafusos para madeira, existe uma recomendação ou orientação quanto à profundidade de aparafusamento. O comprimento efetivo da rosca é assumido aqui. Portanto, a parte roscada que penetra firmemente na peça para ancoragem. Deve ser pelo menos 6 vezes o diâmetro do parafuso.
Exemplos de profundidade de aparafusamento:
Parafuso para madeira 50 x 3,5 mm
3,5mm x 6 = 21mm profundidade mínima de aparafusamento
Vis à bois 50 x 4,0mm
4,0mm x 6 = 24mm profundidade mínima de aparafusamento
A resistência da conexão aparafusada para madeira aumenta até aproximadamente 20 vezes o diâmetro do parafuso. Na faixa entre 6 vezes e 20 vezes a força aumenta significativamente. Para garantir uma conexão aparafusada firme com parafusos para madeira, você deve escolher a profundidade de parafuso mais alta possível. Profundidades de aparafusamento superiores a 20 vezes aumentam apenas ligeiramente a resistência.