Se você quiser medir um parafuso corretamente, observe o seguinte. O tamanho do parafuso é sempre igual para todos os parafusos. Primeiro é especificada a espessura ou o diâmetro do parafuso e depois o comprimento do parafuso.
Exemplo: 3,5 x 50 (parafuso para madeira)
O diâmetro é de 3,5 mm e o comprimento é de 50 mm
M3 x 20 (parafuso métrico)
O diâmetro é M3 e o comprimento é 20mm
A maneira mais fácil de medir um parafuso é com um paquímetro. Para medir um parafuso, siga estes dois passos simples:
Para medir corretamente o diâmetro de um parafuso, você deve medir na rosca e não colocar acidentalmente o paquímetro entre a rosca. Se você inserir o parafuso transversalmente no paquímetro, a probabilidade de erro de medição é muito alta, pois as garras do paquímetro podem deslizar entre as roscas. O parafuso deve, portanto, ser inserido longitudinalmente às pernas do calibrador. O diâmetro de um parafuso é sempre medido na rosca.
Para medir corretamente o comprimento de um parafuso, você precisa saber que a parte do parafuso que pode ser aparafusada no material é especificada como comprimento do parafuso.
Para parafusos de cabeça cilíndrica ou parafusos de cabeça panela, por exemplo, apenas o comprimento da rosca é medido, ou seja, da parte inferior da cabeça do parafuso até a ponta do parafuso. A melhor forma de medir isso é com o medidor de profundidade do paquímetro, veja a imagem à esquerda. Somente a parte que penetra no material é medida!
Mas tenha cuidado! Os parafusos de cabeça escareada são uma exceção aqui; a cabeça do parafuso também é medida porque desaparece completamente no material quando aparafusado. Para parafusos de cabeça escareada, você pode prender o parafuso inteiro entre as duas garras e medir o comprimento do parafuso, veja a imagem à esquerda.
Medir um parafuso corretamente não é difícil com um paquímetro e agora você sabe como fazer!
Se você quiser medir um parafuso para madeira, você precisa saber que com parafusos para madeira você especifica primeiro a espessura ou o diâmetro do parafuso e depois o comprimento do parafuso.
Exemplo: 5 x 50 (parafuso para madeira)
O diâmetro é 5mm e o comprimento é 50mm
A melhor maneira de medir com precisão um parafuso para madeira é usar um paquímetro. Gostaríamos de explicar em dois passos simples como medir corretamente um parafuso para madeira.
Para medir corretamente o diâmetro de um parafuso para madeira, você deve medir na rosca e não colocar acidentalmente o paquímetro entre a rosca do parafuso para madeira. Se você inserir o parafuso transversalmente no paquímetro, a probabilidade de erro de medição é muito alta, pois as garras do paquímetro podem deslizar entre as roscas. O parafuso deve, portanto, ser inserido longitudinalmente às pernas do calibrador. O diâmetro de um parafuso é sempre medido na rosca.
Para medir corretamente o comprimento de um parafuso para madeira, você precisa saber que a parte do parafuso que pode ser aparafusada no material é especificada como comprimento do parafuso. Para parafusos para madeira com cabeça panela, por exemplo, apenas o comprimento da rosca é medido, ou seja, da parte inferior da cabeça do parafuso até a ponta do parafuso. A melhor maneira de medir isso é com o medidor de profundidade no paquímetro. Somente a parte que penetra no material é medida!
Mas tenha cuidado! Os parafusos para madeira com cabeça escareada são uma exceção aqui; a cabeça do parafuso também é medida porque desaparece completamente no material quando aparafusado. Para parafusos de cabeça escareada, você pode prender o parafuso inteiro entre as duas garras e medir o comprimento do parafuso, veja a imagem à esquerda.
Os seguintes tópicos também podem ser do seu interesse: