Se um parafuso não puder ser afrouxado e estiver preso, a força bruta raramente ajuda. Isso geralmente danifica apenas a chave de fenda ou a cabeça do parafuso é completamente arrancada. Se você quiser desparafusar um parafuso preso, existem algumas dicas e truques que geralmente ajudam e resolvem o problema.
Há muitas razões pelas quais um parafuso não pode ser afrouxado, então primeiro precisamos determinar por que o parafuso está preso.
1. O parafuso tem rosca esquerda
2. O parafuso está firmemente enferrujado (corroído)
3. A cabeça do parafuso é redonda ou a chave de fenda está danificada
4. O parafuso fica vazio
5. O parafuso quebrou
A primeira coisa que você deve verificar é se se trata de um parafuso com rosca esquerda. As roscas à esquerda são frequentemente utilizadas em automóveis, bicicletas (por exemplo, nos pedais) ou no setor sanitário. Você pode tentar desparafusar cuidadosamente o parafuso na direção oposta.
Óleos penetrantes
Os óleos penetrantes são óleos especiais muito finos e podem penetrar em fissuras e fendas muito pequenas por ação capilar. Isto significa que o óleo penetrante penetra nos menores espaços nas conexões roscadas e nas roscas. No entanto, você deve deixar o óleo penetrante agir por algum tempo para que ele tenha tempo de penetrar nas fendas. O tempo de exposição pode demorar várias horas, dependendo da peça de trabalho e da conexão aparafusada.
Bata na cabeça
Muitas vezes, algumas batidas na cabeça do parafuso resolvem o quebra-cabeça. A vibração afrouxa ligeiramente a ferrugem e o parafuso se solta e pode ser afrouxado. No entanto, você deve ter cuidado para não danificar a cabeça do parafuso.
Aquecer
O calor também pode ajudar a soltar parafusos presos. Você aquece o parafuso afetado com um queimador de Bunsen ou um secador de ar quente. Isso geralmente ajuda com parafusos enferrujados e presos. A alta temperatura faz com que o material do parafuso se expanda e contraia novamente quando esfria.
Após o resfriamento dos parafusos, também pode ser usado óleo penetrante. Mas tenha cuidado, se você aquecer demais a peça ou aparafusar, as propriedades do material podem mudar e o metal ficará quebradiço. Os parafusos aquecidos devem sempre ser substituídos por parafusos novos após serem afrouxados.
Com os parafusos Phillips, você pode aumentar significativamente a transmissão de potência usando uma borracha de preservação colocada entre a chave de fenda e a chave de fenda. No entanto, você deve tentar aparafusar o parafuso danificado com muita calma e devagar.
Com parafusos com fenda, você pode usar uma furadeira ou serra para cortar outra fenda na fenda danificada existente e depois desparafusar o parafuso.
Existem várias opções para um parafuso hexagonal redondo.
Se um parafuso ficar vazio, a rosca ficará gravemente danificada. Existem várias maneiras de afrouxar o parafuso. Primeiro você tenta passar por baixo da cabeça do parafuso com uma pequena chave de fenda para forçar o parafuso e, ao mesmo tempo, tenta desparafusá-lo com cuidado.
Outra opção é pressionar a parte inferior do parafuso para que ele saia da rosca. Aqui também você deve tentar desapertar cuidadosamente o parafuso ao mesmo tempo. Depois que o parafuso for removido, a rosca danificada pode ser reparada usando um conjunto de reparo de rosca. Instruções podem ser encontradas aqui.
Parafusos quebrados ou completamente destruídos podem ser afrouxados com uma chave estriada interna (Torx). Para fazer isso, é feito um furo no meio do parafuso. Uma broca estriada interna (Torx) é inserida neste orifício como um ajuste por pressão. É importante que o furo não seja muito grande nem muito pequeno, ele deve cobrir aproximadamente metade do diâmetro da rosca do parafuso e ser adequado para uma broca. Agora você pode desparafusar o resto do parafuso com a ponta estriada interna (Torx). Observe que o bit inserido será destruído.
Se você não conseguir afrouxar o parafuso ou a rosca estiver destruída, apenas um conjunto de reparo de rosca ajudará.