Aqui explicamos em quatro passos como reparar uma rosca danificada de forma económica com um inserto de rosca de arame ou um kit de reparação de rosca. A reparação de roscas é possível para todos. Todos os tamanhos de rosca podem ser reparados profissionalmente.
Após a reparação com o kit de reparação de roscas, a nova rosca é frequentemente mais resistente do que a antiga. Também é possível fixar uma rosca com um inserto de rosca em materiais como o alumínio ou o plástico, que são muito macios. Assim, tem à sua disposição uma rosca muito robusta.
Kit de reparação de roscas
Conteúdo da esquerda para a direita:
- Broca especial
- Torneira ou cortador de roscas
- Inserções de rosca de arame
- Ferramenta de instalação para aparafusar o inserto roscado de arame
- Desencravador para fixar o inserto roscado de arame
A rosca danificada deve ser perfurada com a broca helicoidal adequada.
A rosca para a inserção da rosca de arame deve ser cortada com o macho especial adequado. Deve ser utilizado um óleo de corte para obter os melhores resultados. A torneira deve ser sempre rodada na direção oposta para que as aparas resultantes se soltem.
Colocar o inserto roscado na ferramenta de instalação correspondente, de modo a que o espigão fique assente na abertura da ranhura. Aparafusar o inserto roscado de arame na peça de trabalho com a ferramenta de montagem. Atenção! Não rodar contra o sentido de rotação, pois isso pode provocar a quebra da espiga.
Depois de instalar o inserto roscado, remova a chave de espiga com o respetivo martelo de espiga. Em alternativa, a espiga também pode ser quebrada com um alicate de pontas.
Os seguintes tópicos também podem ser do seu interesse: