Existem várias maneiras de criar uma rosca métrica na madeira. Gostaríamos de lhe apresentar os dois métodos mais comuns para obter uma rosca estável de forma rápida e fácil.
Uma forma muito simples e rápida de criar uma rosca numa peça de madeira é a porca de rebitar. Como o nome sugere, a porca é simplesmente introduzida num furo preparado na peça de trabalho com um martelo. O furo deve ter exatamente o mesmo tamanho que a dimensão do núcleo da porca de rebitar. Pode determinar facilmente a dimensão do núcleo do furo utilizando um calibrador ou seguindo as instruções do fabricante. Depois de a porca ter sido introduzida, a rosca está pronta a ser utilizada.
Sugestão: O orifício de perfuração deve ser ligeiramente rebaixado antes de introduzir a porca, o que facilita o posicionamento e a introdução da porca.
Um método muito bom para obter uma rosca muito estável e apertada na madeira é utilizar uma porca de aparafusar, também conhecida como uma inserção de rosca para madeira. Estas porcas estão disponíveis em vários tamanhos, desde M4 a M10. O inserto roscado tem uma forma cilíndrica e é composto por uma rosca externa auto-roscante para madeira e uma rosca interna métrica para parafusos métricos. Para aparafusar na peça de trabalho, o inserto roscado está equipado com uma ranhura ou com um encaixe Allen (encaixe hexagonal). Este último facilita muito o processamento e o aparafusamento vertical. Existem também conjuntos de brocas hexagonais para aparafusadoras sem fios, que permitem aparafusar o inserto roscado de forma rápida e fácil.
Dica: O furo deve ser rebaixado antes de ser aparafusado. A inserção da rosca de madeira pode então ser aparafusada com mais facilidade e precisão.
A instalação de um inserto roscado numa peça de madeira é fácil e pode ser feita por qualquer pessoa. É de notar que é necessário efetuar furos ligeiramente maiores em madeiras duras do que em madeiras macias. No entanto, deve seguir sempre as instruções do fabricante. Recomendamos que o teste primeiro num pedaço de madeira. Se for bem sucedido, pode utilizá-lo um a um na sua peça de trabalho.
Pode determinar o diâmetro do furo do núcleo por si próprio. Como mostra a imagem à esquerda, a forma mais fácil de o fazer é com um paquímetro. Ou, se disponível, seguir as instruções do fabricante.
Efetuar o furo do núcleo para a inserção roscada. Atenção! Certifique-se de que perfura realmente num ângulo de 90°. De seguida, escareia ligeiramente o furo com uma broca de escareamento. Isto facilita a montagem posterior.
Aparafusar o inserto roscado de madeira com uma chave sextavada num ângulo de 90° (tem de trabalhar com muita precisão aqui) até ao fim. Retire a chave sextavada e a rosca na madeira está completa.
Os seguintes tópicos também podem ser do seu interesse: